Heitor, um talento que desponta para a moda

Seção Notícias   •   Data 20/12/2013   •   Nenhum comentário

Estudante do segundo ano do Curso de Design de Moda, da Universidade Positivo, o jovem Heitor Guimarães Dias Cortes, 19 anos, já desponta como uma promessa para o mundo da moda. Depois de um ano de pesquisas e muito trabalho, Heitor já tem pronta a primeira etapa de seu sonhado projeto: Fleur Du Lys. Inspirada em Joana dArc, uma coleção em que desenvolve as peças, joias e acessórios (bolsas e sapatos). Nas joias e acessórios, a inspiração buscada em rosáceas, espadas e escudos. Na estamparia das peças do vestuário, os vitrais, com sua bela geometria.

@@@CDRWjoana darc book 2

Para se dimensionar o esforço na pesquisa. Heitor mostra a lista de filmes assistidos:

o  Jeanne dArc. França, 1899. Direção: Georges Méliès.

o  La Passion de Jeanne dArc (br: O Martírio de Joana dArc; pt: A Paixão de Joana dArc). França, 1928. Direção: Carl Theodor Dreyer. 110 min.

o  Joan of Arc (br: Joana dArc). EUA, 1948. Direção: Victor Fleming. Elenco: Ingrid Bergman, Francis L. Sullivan, J. Carrol Naish. 145 min.

o  Procès de Jeanne dArc (br: O Processo de Joana dArc). França, 1962. Direção: Robert Bresson. Elenco: Florence Delay, Jean-Claude Fourneau. 65 min.

o  The Messenger: The Story of Joan of Arc  (br: Joana d>Arc de Luc Besson). França, 1999. Direção: Luc Besson. Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Faye Dunaway, Dustin Hoffman. 124 min.

o  Joan of Arc (1999), filme para TV com Leelee Sobieski

o  Documentário MYSTERY FILES referente a Joana Darc

o  Documentário de 1999 de Luc Besson explicando o Making of de seu filme intitulado AN EXCLUSIVE FIRST LOOK BEYOND THE ICON JOAN OF ARC, em que este busca a real identidade de Joana D’Arc recorrendo a documentos originais de seu processo assim como as cidades palco de suas batalhas e igrejas que foram seu porto seguro e fonte de esperança.

o  Documentário Warrior Women referente à Joana Darc.

Na Literatura buscou informações sobre a formação da Europa medieval desde a queda do império romano até o inicio do modelo feudal e a formação do modelo social e religioso medieval e o envolvimento dos vitrais na formação do  francês do século 15.

Foi além nas pesquisas estudando a realidade da vida camponesa assim como os capítulos referentes a  Joana D’Arc, os castelos do Loire e a região da Provença a fim de se familiarizar com a arquitetura, a fauna e a flora que predominavam os ambientes por onde Joana passou e que caracterizam o território de sua tão valorizada pátria.

Especificamente sobre a vida  da personagem principal de seu trabalho, Heitor

pesquisou em obras literárias para esclarecer dúvidas pendentes referentes a alguns eventos da vida de Joana D’Arc., assim como compreender melhor seus sentimentos e posicionamentos em determinadas ocasiões. Com isso foi possível compreender a realidade de Joana e de seus semelhantes, seu imaginário, modelo social, dificuldades e, em seguida, evoluindo para eventos que eram relacionados diretamente a guerreira como seu processo, sua decorrente anulação, a figura da virgem e sua autenticidade, assim como o aspecto místico que pondera seu ideal, as dificuldades enfrentadas por uma mulher na posição social de domínio e autoridade, a questionável fidelidade do rei e por fim a imposição de uma figura herética se sobrepondo a figura da Virgem após sua condenação e finalizando na sua execução.

Como se vê, uma exaustiva pesquisa para a produção de uma coleção que mostra Joana dArc., o ambiente e a época em que viveu.

Agora Heitor passa a enfrentar outra espécie de dificuldade: fugir do “paitrocínio” e conquistar alguém interessado em permitir a materialização do projeto para a exibição e desfile da exposição. Veja nas fotos alguns detalhes do trabalho.

Ah, sim, o e-mail de Heitor é hdiascortes@hotmail.com

Comentários

Os comentários estão desativados.